fbpx
Pular para o conteúdo
Início » Blog » O que fazer em caso de sinistro?

O que fazer em caso de sinistro?

É essencial ter um seguro para proteger o seu patrimônio, mas, no caso de acontecer algum sinistro, você sabe como proceder nessa situação?

Quando contratamos um seguro auto, temos a segurança de que estamos amparados caso algo aconteça com o veículo, mas também sabemos que imprevistos acontecem e que acidentes inesperados podem ocorrer.

Ninguém deseja que isso aconteça, mas, como acionar a seguradora em caso de sinistro?

O que fazer em caso de sinistro - Sistema Oliver Corretora de Seguros
O que fazer em caso de sinistro – Sistema Oliver Corretora de Seguros

Como acionar o seguro em caso de sinistro?

O primeiro passo a seguir quando um sinistro acontecer é acionar a seguradora através da sua corretora de seguros. A equipe da empresa conta com a experiência para te auxiliar na intermediação das melhores soluções para o seu caso. O acionamento deve ser feito por meio dos canais de contato disponibilizados pela corretora de seguros.

É de extrema importância ler o contrato e a apólice do seu seguro antes mesmo de falar com a empresa caso algo aconteça. Uma dica valiosa é sempre ter o telefone da corretora de seguros anotado em mais de um local, como no celular, levar um cartão de visitas na carteira e também no porta-luvas do carro. Dessa forma, quando precisar entrar em contato, terá sempre acesso fácil a ele.

Como acionar o seguro após colisão?

Depois de verificar se todos os envolvidos na colisão estão bem, faça o boletim de ocorrência. É essencial que você tenha tudo documentado para os próximos passos.

O acionamento do seguro não precisa que ser, obrigatoriamente, feito no exato momento do ocorrido, pode ser feito até 90 dias após, mas, o quanto antes for feito, melhor.

Ao entrar em contato com a corretora de seguros, a equipe fará alguns questionamentos iniciais, então você será informado de como proceder para realizar o reparo do veículo, seu ou o de terceiros. Pode ser necessário o envio de alguma documentação, nesse caso será solicitada para que seja dado andamento ao processo.

Em casos de emergências, em que o veículo precisa ser retirado do local ou em caso da necessidade de guincho, por exemplo, você pode entrar em contato diretamente com a seguradora, basta contatar a empresa através do 0800 disponibilizado para que o reboque seja enviado até o local.

É muito importante salientar que, caso a colisão tenha vítimas, você deverá prestar socorro. Antes de qualquer coisa, acione o SAMU, os bombeiros, a polícia ou outras autoridades que se fizerem necessárias. Preste os primeiros socorros, mas nunca mova as vítimas, a menos que haja perigo iminente, como explosão ou atropelamento. Além disso, é importante a sinalização do local, para alertar outros motoristas sobre o acidente.

Em caso de roubo ou furto

O primeiro passo é informar o furto ou roubo do veículo à polícia, registrando o Boletim de Ocorrência. Após, entre em contato com a equipe da corretora de seguros, para que seja dado prosseguimento ao processo de indenização. Após alguns questionamentos, será necessário enviar alguns documentos à empresa.

Após analisar a solicitação, se tudo estiver dentro da normalidade, a seguradora fará o pagamento da indenização integral do seguro, em um prazo de 30 dias. Esse prazo começa a contar a partir da entrega dos documentos necessários.

Vale lembrar que a indenização integral só é paga caso não seja possível a recuperação do veículo. O valor disponibilizado segue o que consta na contratação da apólice. Se o veículo for recuperado durante o processo de indenização, este será interrompido. Então, a seguradora vai avaliar o automóvel se precisa de reparos. Caso sim, a indenização parcial será liberada. Mas, se a perda corresponder a mais de 75% do valor do carro, a indenização integral ainda será a solução disponibilizada pela seguradora.

É essencial que ao contratar um seguro para o seu veículo, analise a corretora de seguros que está fazendo a cotação: Qual é a reputação da empresa? Ela possui alguma reclamação do atendimento? Quem são os clientes da empresa?

A Sistema Oliver Corretora de Seguros está no mercado desde 2019 e conta com expertise de Oliver Humberto, formado como Corretor de Seguros Oficial, pela SUSEP, que é a Superintendência de Seguros Privados, uma autarquia da Administração Pública Federal brasileira, com sede no Rio de Janeiro, responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil.

Além disso, conta com um quadro de profissionais gabaritados à buscar as melhores soluções para a contratação do seu seguro, mantendo a proteção ao seu patrimônio.

Por isso, se você ainda não possui um seguro, faça uma cotação agora mesmo!
Entre em contato pelo whatsapp: 17 99645-8340

Para aprender mais sobre seguros acesse nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[hfe_template id='471']